Existem muitas formas de aprender: jogando, conversando, ouvindo, pensando, e entrando no mundo da leitura e escrita. A imagem ajuda a criança e o adulto a estabelecer uma relação com palavra, de modo a favorecer a recepção do texto, principalmente a criança e o jovem que ainda não dominaram o sistema da escrita.
Pedir para os alunos, crianças em fase de alfabetização ou jovens que estejam na EJA, para observarem placas, anúncios, propaganda, convites, bilhetes, ativa o conhecimento dos alunos para que reflitam sobre a comunicação no dia a dia.
No trabalho com rótulos e anúncios pode- se discutir o texto publicitário, que busca alterar comportamentos e induzir a pessoa a comprar, além de usar uma linguagem visual.
É importante que os alunos percebam ao longo do processo que esse tipo de texto procura convencer o leitor sem explicitar palavras como: Compre! As mensagens são subliminares, por exemplo: Faça! Escolha! Você Pode! .Pedir para os alunos trazerem embalagens com rótulos e listar estes rótulos na lousa para trabalhar a escrita é ótimo, pois o professor usando a criatividade consegue desenvolver atividades publicitárias com os alunos, estabelecer relação entre os símbolos e as frases, chamar atenção para a disposição das palavras, dos recursos gráficos e do uso das cores, dentro da função social.
Então professores, estimulem a sua criatividade e a dos seus alunos e mãos a obra.
Eliedina da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário