Nesta quinta-feira (20), Maria do Pilar Lacerda, secretaria de Educação Básica do MEC informou que o Ministério da Educação obteve uma medida adequada do Conselho Nacional de Educação, para um aumento na carga horária diária escolar do que um possível aumento diário de 20 dias no calendário escolar, na qual foi proposto pelo ministro Fernando Haddad. "Não teremos a ampliação para 220 dias letivos. O ministro Haddad convocou uma reunião, no dia 18 passado, com entidades de professores, estudantes, parlamentares, gestores e universidades. O consenso é que é melhor manter os 200 dias e ampliar a carga horária diária. E democraticamente, o ministro Fernando Haddad acatou a proposta", escreveu a secretária.
Uma pesquisa apresentada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, levou o MEC a avaliar o aumento no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado em até quatro semanas. Assim o Brasil passaria a ter uma carga ampliada de 220 dias letivos em vez de 200 e uma carga horária de 1.000 horas ao invés de 800 horas.
Em uma reunião entre educadores do Conselho Nacional da Educação e Haddad, os conselheiros acharam melhor aumentar a carga diária do que o número de dias letivos. No entanto terá que haver uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases.
Nessa questão fica a pergunta, sera que aumentar a carga horaria ou os dias letivos, vão dar resultados positivos? O professor está preparado para esse aumento ?
Cada vez mais, percebemos que os professores estão trabalhando dois a três turnos, para terem uma renda melhor, acabando com a oportunidade de aperfeiçoar, buscar novos caminhos para um melhor desempenho, elevar o seu conhecimento, por conta da falta de tempo, acaba se enforcando nos fins de semanas com preparação de aulas e planejamentos, tendo um desgasta maior em função da acumulação de cargos.
Aumentar ou diminuir essas horas não terá um bom reflexo na qualidade da educação, uma media para essa questão é a qualificação do professor, dando tempo para uma formação adequada, com uma jornada de trabalho adequada, remuneração justa para o setor educacional. Assim, o professor terá mais disponibilidade para preparar suas aulas para que seus alunos não tenha uma desinteresse pela escola. O bom ensino não está na quantidade de dias ou na carga horaria, ela esta vinculada na qualidade em que o professor trás para dentro da sala, com seus meios de estimular e despertar a fome de aprender do seu aluno.
Dados extraído da matéria sobre MEC do site G1 .
Fernando Carvalho
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