quinta-feira, 20 de outubro de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

A discussão sobre a inclusão social está presente em vários contextos da sociedade, podemos encontrá-las nos discursos políticos, nos movimentos sociais, nas classes dominantes, e nas classes populares.
A palavra inclusão significa o ato ou efeito de incluir, ou seja, a inclusão social em que estamos falando é o ato de oferecer as mesmas oportunidades de participação dentro de uma sociedade a todas as pessoas independentemente da sua cor, condição socioeconômica, gênero entre outros.
Mas como podemos oferecer condições de igualdade de oportunidades se vivemos em um país de desigualdades sociais? 
O poder público tenta garantir os direitos de igualdade por meio de leis como: cotas de vagas nas universidades para negros, garantia de vaga nas escolas para todos, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovem o ingresso a universidade através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), etc. Outro meio de garantir a inclusão social é através dos movimentos sociais, como as associações de bairro, igrejas, oferecendo uma educação não formal.
A educação não formal acontece fora dos muros da escola e que oferece cursos que ajudam as classes populares a transformarem sua realidade, por meio de cursos como: capoeira, canto, inclusão as novas tecnologias digitais, alfabetização de jovens e adultos, entre outras atividades aberta a comunidade. Existem também as (ONGS) Organizações Não Governamentais que desenvolvem ações de caráter social como o Educafro, uma rede que oferece cursinho pré- vestibulares para o ingresso as universidades particulares e públicas dentre outras ações.
Eliana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário