domingo, 23 de outubro de 2011

Resenha: UM OUTRO OLHAR PARA O ESPAÇO


O Espaço Geográfico: Ensino e Representação

ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 3ª ed. São Paulo: p. 11-15. Contexto, 1991.

Graduada em geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Rosângela Doin de Almeida, possui experiência para tratar as questões do espaço geográfico na escola. 
Elza Yasuko Passini, também graduada em Geografia pela USP e professora de geografia na rede. Ambas contribuíram de forma muito significativa para a construção desta obra aqui resenhada. 
Na obra analisada “O espaço geográfico: ensino e representação”, as autoras demonstram uma enorme preocupação com o ensino-aprendizagem, que está intrinsecamente relacionado com a compreensão do espaço pelos alunos dos primeiros anos escolares. 
A obra faz um convite para os profissionais da educação, que trabalham com o ensino de geografia. As autoras trazem a importância de se compreender o quão é importante o domínio espacial no contexto escolar. Pois é necessário que o professor considere que o desenvolvimento da noção de espaço, inicia-se antes mesmo do início da vida escolar da criança. 
A importância da leitura de mapas é tema discutido na obra. Os mapas estão presentes em nossas vidas desde muito tempo. E é notória a dificuldade dos professores em ensinar a leitura destes. O livro também é rico em sugestões de atividades que contribuem para o desenvolvimento da noção do espaço. 
Na analise da obra, três pontos são de extrema importância nessa abordagem sobre o espaço geográfico, ensino e representação. O primeiro ponto trata da construção da noção do espaço pela criança. Neste ponto as autoras discutem que a concepção de noção de espaço começa antes do início da fase escolar. 
No segundo ponto, é discutido a importância do aprendizado espacial no contexto sociocultural da sociedade moderna como instrumento necessário à vida, pois é através do trabalho que se faz a análise geográfica da organização social do espaço a relação sociedade/natureza, ou seja, o trabalho por ser um ato social leva a construção do espaço diferenciado, conforme os interesses de produção no momento. 
O terceiro ponto, as autoras chamam a atenção para o preparo para esse domínio, que deve ser desenvolvido na escola, e necessita de uma maior atenção, pois deve ser um ensino tão importante, quanto ao ensino de outras disciplinas. 
Esses três pontos são relevantes para a discussão do ensino do espaço geográfico, para que objetive o aprendizado de uma forma contextualizada do aluno. 
Diante do que foi apresentado é possível perceber a grande necessidade da leitura da obra “Espaço geográfico: ensino e representação”, pelos professores das primeiras séries escolares. Porque pensar o ensino de uma maneira significativa, com contextualização, é imprescindível para o profissional que faz da educação, sua ferramenta de trabalho.
Rodrigo Oliveira

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