quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E O ECA



Antonio Carlos Gomes da Costa, deixa seu legado rico em contribuições na criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, constituído pela lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Esta lei regulamenta os direitos da criança e do adolescente que foi procedido pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988.
O pedagogo Antônio Carlos foi certamente muito influente não só na criação do estatuto, como também pela sua prática e olhar como educador. Em sua concepção de educação, o menor infrator merece viver a liberdade desde que seja com responsabilidade, acreditando na transformação do sujeito. Isso fica bem esclarecido na sua obra “Aventura Pedagógica: caminhos e descaminhos de uma ação educativa. (1990), ele descreve o seu brilhante trabalho na escola Febem Barão de Camargo em Ouro Preto, Minas Gerais. Antes de assumir a direção, era uma prisão ao invés de ser uma escola que possibilitasse uma recuperação para as detentas. Com o seu olhar pedagógico revolucionário e sua luta incansável foi possível assegurar os direitos da criança e do adolescente.
Assim, como educadores, não devemos deixar que as aventuras pedagógicas acabem. Porque como Antonio Carlos, um caminho pedagógico é sempre possível.
Eliedina da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário