quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CIDADANIA E ESCOLA EM GRAMSCI



Antonio Gramsci em seus textos faz uma análise crítica referindo-se a escola tradicional, e a escola nova, durante os seus anos de prisão, que foram entre 1926 até sua morte 1937.
Gramsci, por um lado, acreditava que a escola tradicional não atendia as expectativas do social, e sim cultivava a cultura da indústria. Por outro lado, o autor reconhece a importância da burguesia e da escola nova no desenvolvimento social.
Para Gramsci, a escola deveria ser um de formação intelectual e moral para todos, independente de classe social. Diante disso, para que viesse a constituir um cidadão, o mesmo deveria conhecer a concepção de visão de mundo. Assim, o cidadão estaria sempre em busca dos seus direitos e ciente dos seus deveres. Portanto, a concepção de mundo, viria a substituir a concepção de mundo, dentro do senso comum.
Nesse contexto, a relação entre a visão de mundo e o senso comum, é assegurado pela política.
Para Gramsci, o conceito de Hegemonia significa uma classe social dominante sobre o conjunto da sociedade. Este domínio se dá através de dois elementos: força e consenso. O autor afirma que toda relação hegemonia é uma relação pedagógica, ou seja, de aprendizado.
Gramsci define os intelectuais em duas categorias, primeiro os preexistentes, um exemplo seria os intelectuais eclesiásticos, o advogado, o administrador, o técnico administrador, e o segundo os intelectuais orgânicos. Esses seriam oriundos de um grupo dominante, para exercer as funções da hegemonia política. Nesse contexto, Gramsci considera o partido, como uma forma de educar para uma vida política para o grupo social.
De um modo geral, o teórico afirmava que todos os homens são intelectuais, porém, nem todos desempenham tal função. Assim sendo, Gramsci defendia a necessidade de uma escola única, escola essa que não trouxesse conhecimento somente para o trabalho, e sim para a vida.
Eliane Rodrigues, Eliedina Costa, Fernando Carvalho, Juliana Ferreira, Rodrigo Oliveira.


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