segunda-feira, 26 de setembro de 2011

BRINCAR E ALFABETIZAR: GRANDES ALIADOS

Através de brincadeiras a alfabetização se torna mais simples.



A brincadeira pode ser introduzida no convívio escolar, pois brincando se aprende. Através do brincar facilita o processo de alfabetização. A fase inicial do ler e escrever a criança tem dificuldade, o brincar é importante para a resolução dos problemas emocionais que fazem parte do desenvolvimento da criança.

Na brincadeira a criança tem a oportunidade não apenas de vivenciar as regras impostas, mas de transformá-las, recriá-las de acordo com as suas necessidades de interesse e ainda entendê-las.
Alfabetização deve ser um processo dinâmico, podemos envolver jogos criativos como bingo de letras, letras moveis, dominó de palavras e figuras, e no final dos jogos podemos propor para o aluno apresentar o que aprendeu deixando formar as palavras. PIAGET (1994:25) vê no jogo: “um processo de ajuda ao desenvolvimento da criança; acompanha-a, sendo, ao mesmo tempo, uma atividade consequente de seu próprio crescimento”.
Pode-se acreditar que através do brincar a alfabetização fica mais prazerosa.
Juliana Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário