segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O HÁBITO DE LER ENTRE OS BRASILEIROS

Pesquisas revelam que 55% dos brasileiros leem um  livro a cada três meses.



Conforme a pesquisa “Retrato da Leitura no Brasil” realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE), encomendada pelo Instituto Pró Livro, dos 77,1% da população pesquisada, 45% não têm o hábito de ler, geralmente pessoas que possuem baixa renda e pouca escolaridade. 95,6% da população entrevistada afirmam que leem, pelo menos um livro a cada três meses, e um a cada quatro brasileiros frequentam a biblioteca. Os jovens e as crianças são os que mais leem, e esse número aumenta conforme a renda e os anos de escolaridade.
Vários são os fatores que contribuem para o baixo número de leitores brasileiros: o analfabetismo, falhas na educação, dificuldades econômicas, desigualdades de acesso ao livro, falta de tempo, preferência por outras atividades, entre outros. Há pessoas que leem para estudar, ou só para o trabalho, e nunca pegam um livro pelo simples desejo de ler.
O hábito de ler enriquece o vocabulário, auxilia no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, possibilita entender o mundo que nos cerca. É preciso estimular o gosto pela leitura desde bebê, seja no ambiente familiar ou na escola. Ler por prazer, como função e não apenas por necessidade de estudar. A leitura não pode estar somente vinculada ao cotidiano escolar, ela deve ser parte da formação humana, sempre inacabada, de homens e mulheres.
Neste sentido, a escola tem papel relevante no processo de despertar o hábito de ler entre os brasileiros, oferecendo aos alunos diversos textos, diferentes gêneros textuais, no intuito de que estes percebam que estamos em contato com inúmeros textos a todo o momento a nossa disposição, ao nosso alcance, e que podemos ler e compreendê-los, sejam eles: jornais, revistas, charges, quadrinhos, poesias, prosas, rótulos de embalagens, placas de anúncios publicitários e sinalização, contos de fadas, fábulas, mitos, dentre outros. 
Há movimentos governamentais de incentivo a leitura como os “Agentes da Leitura”, jovens que desenvolvem atividades com a finalidade de favorecer a leitura em escolas, bibliotecas e casas de sua comunidade, financiado pelo Ministério da Cultura (MinC), que tem como objetivo alcançar leitores por todo o país, inclusive aqui na cidade de São Bernardo do Campo, com o empréstimo e a discussão de livros.
Outro programa do governo é o “Plano Nacional do Livro e Leitura” (PNLL), cujo objetivo é assegurar e democratizar o acesso ao livro.
Outras informações  sobre os planos de incentivo á leitura e dados sobre a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, estão disponíveis no site  www.cultura.gov.br/ www.pnll.gov.br
Eliana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário