segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IMAGEM E ESCRITA  NO PROCESSO  DE  ALFABETIZAÇÃO  A criança e o adulto no  mundo da leitura  e  escrita

Existem muitas  formas  de  aprender:  jogando,  conversando,  ouvindo,  pensando, e  entrando  no  mundo da leitura  e  escrita.  A imagem  ajuda a criança e o adulto a estabelecer uma  relação com  palavra,  de modo a favorecer a recepção do texto, principalmente a criança e o jovem que ainda não dominaram o sistema  da escrita.
Pedir para os alunos, crianças em fase de alfabetização ou jovens que estejam na EJA, para observarem placas, anúncios, propaganda, convites, bilhetes, ativa o conhecimento dos alunos para que reflitam sobre a comunicação no dia a dia.
No trabalho com rótulos  e anúncios pode- se discutir o texto publicitário, que busca alterar comportamentos e induzir a pessoa a comprar, além de usar uma linguagem visual.
É importante que os alunos  percebam ao longo do processo que esse tipo de texto procura convencer o leitor sem explicitar palavras como: Compre! As mensagens são subliminares, por  exemplo:  Faça! Escolha! Você Pode! .Pedir para os alunos trazerem embalagens com rótulos e listar estes rótulos na lousa para trabalhar a escrita é ótimo, pois o professor usando a criatividade consegue desenvolver atividades publicitárias com os alunos, estabelecer relação entre os símbolos e as frases, chamar atenção para a disposição das palavras, dos recursos gráficos e do uso das cores, dentro da função social
Então professores, estimulem a sua criatividade e  a dos seus alunos e mãos a obra.
Eliedina da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário